Atividades extraescolares

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Projeto OBA: Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronautica
A “OBA” é um evento da sociedade astronômica Brasileira (SAB) com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Publico alvo: escolas publicas, privadas, urbanas e rurais , para alunos desde o 1º ano do ensino fundamental, até o ultimo ano do ensino fundamental.

Objetivos: fomentar os interesses dos jovens pela astronomia e astronáutica e ciências afins.
Promover a difusão dos conhecimentos básicos.

PROERD
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, apenas no 4º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.


Projeto Ler e escrever 

Ler e Escrever é um amplo programa da Secretaria para garantir alfabetização dos alunos de 1ª a 4ª serie. Tendo uma meta de alfabetizar todos alunos de 8 anos com projetos educacional de ensinar a ler e escrever, com estudos constante para conhecer como o criança aprender as praticas de linguagens e atividades fundamentais em classe.
Objetivos: refletir sobre a avaliação diagnostica de língua portuguesa.
Ler e Escrever, un projeto de prioridade da escola.

Projeto de Leitura
O projeto de leitura tem como alvo os professores e os alunos, com uma duração de dois meses com o objetivo de incentivar, buscar a sensibilidade, produzir e ler (não só ler, mas sim escrever).

Projeto Poesia na escola
Com o objetivo de reencantar o mundo com poesia.
"Poesia não é transformar-se em poeta, mas ver o mundo com outra visão".
Avaliação: o aluno trabalha com o sentimento, aprecia mais e continua produzindo texto poético.


Aula de informática

A informática além de apresentar o mundo tecnológico ajuda a desenvolver habilidades, criatividade tudo de forma positiva. Sabendo lidar com essa inclusão das crianças no mundo da informática desde cedo é fundamental para mostrar que o computador não é tudo, não é somente através dele que resolvemos tudo e trabalhamos, mas sim que ele faz parte da vida, com atividades pedagógicas incluindo junto com outras, saber usar a informática de forma positiva fazendo com eles não deixem de brincar, corres para ficar sentados manipulados por uma máquina, é preciso ter muito cuidado ensinar a interagir associar a informática com outras coisas, por exemplo, brincadeiras, jogos educativos, vídeos, fotos do jeito mais saudável possível, apresentá-los a esse mundo não significa que a partir de então só irão usar a informática em tudo, mas sim apresentá-los a algo que irá facilitar oferecer divertimento e muita novidade a eles.
O uso da informática é fundamental para o desenvolvimento no qual a vida é cercada de tecnologias, e tudo caminha para evoluir sempre, principalmente em redes publicas onde a maioria das crianças é humilde é preciso ter esta inclusão porque a escola é a garantia do futuro delas.


Aulas de reforços

O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
O acompanhamento do professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.
O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.
 O trabalho de reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.